Cabelos brancos: assumir ou disfarçar?

agosto 3, 2011 § 4 Comentários

Helen Mirren

Por Mariana Tasso

Multiplicando-se na velocidade da luz, os fios brancos surgem quando você menos espera e nos lugares que você menos gostaria.

Resultado de um processo natural do organismo ou de influências genéticas, os cabelos brancos costumam ser associados à idade avançada ou à falta de vitalidade, e para evitar associações como estas, a maioria das pessoas recorrem à coloração para esconder os primeiros sinais de embranquecimento dos fios.

Mas nem adianta tentar fugir: se um de seus pais teve cabelos brancos ainda jovem, a genética neste caso é implacável! É comum vermos jovens de apenas 18 anos já apresentando os primeiros sinais de fios mais claros, lembrando que, fios brancos não são fios doentes ou ruins, são simplesmente frutos de uma queda natural de produção de melanina (proteína responsável pela coloração dos fios) no organismo. Embora não existam evidências científicas, acredita-se que fatores como estresse e baixa ingestão de cobre (encontrado em abundância em frutos do mar) podem também acelerar o processo.

Um estudo recente afirma que nem todas as pessoas são adeptas das tinturas, preferindo mostrar o que muita gente luta para esconder, nesses casos para manter o charme do exótico cabelo branco, o segredo é não se descuidar dos fios – e se cabelos tingidos dão trabalho, os brancos podem exigir até um pouco mais!

Fatores como o sol e lavagens constantes em águas quimicamente tratadas, podem levar um tom amarelado aos fios brancos, e para combater esse efeito, xampus específicos que realçam o tom prata são indispensáveis para sua manutenção.

Existem ótimos produtos de marcas variadas no mercado hoje, mas uma boa dica para tratar dos fios brancos é: xampu específico, mousse color e pomada para cabelos.

Este trio vai garantir uma limpeza profunda além de conferir uma tonalidade luminosa e prateada aos fios, como se fosse uma rinsagem light.

Tingidos ou não, o mais importante na verdade são cabelos sedosos e saudáveis, afinal, beleza e elegância não são associadas à juventude ou cor dos cabelos, e sim ao estilo e atitude de cada um perante a vida. O que importa é você ser você. 

  MARIA ANTONIETA

Maria Antonieta

Conta uma lenda sobre a Rainha Francesa Maria Antonieta, que ao saber da sentença em que era condenada à guilhotina, seus cabelos tornaram-se completamente brancos em questão de horas! Na verdade dermatologistas acreditam que o embranquecimento total dos fios de Maria Antonieta, nada mais foi que uma grande queda abrupta dos fios escuros – antigos e fracos -, e a permanência dos brancos – recentes e, por isso, mais resistentes.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

§ 4 Respostas para Cabelos brancos: assumir ou disfarçar?

  • Juliana Justo disse:

    Meninas, que legal! Bom, a minha genética é ótima, minha mãe foi ter cabelo branco aos 50 anos e mesmo assim bem pouco! Eu com 30 ainda não tenho nenhum…acho que cada um com seu estilo, talvez eu deixe o meu cabelo tipo “Cruela” dos 101 Dálmatas! rs Beijoooooossssss

  • Fabí disse:

    minha mãe diz q mulher não fica velha, fica cada dia mais loira! vai ver o branco é o novo loiro! afinal… num existe loira demais, nem magra demais, nem bonita demais, não é mesmo?! =P

  • Giuliana Bosso disse:

    Concordo com a Fabí, mulher não envelhece, fica loira! Eu to fora de assumir o novo loiro…(claro, daqui uns 20 anos!!!) prefiro o loiro de salão mesmo!!!

  • marcela disse:

    eu super gosto de cabelos brancos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Cabelos brancos: assumir ou disfarçar? no Home.

Meta

%d blogueiros gostam disto: